Consultas Online


Para ter conhecimento das orientações sobre a Psicologia Online dadas pela Comissão de Ética e Deontologia da Ordem dos Psicólogos Portugueses clique no link que se segue: Posição da Ordem dos Psicólogos Portugueses

 

As Consultas Online vêm preencher uma lacuna em dois aspetos principais: por um lado, tendo em conta a crescente vaga de emigração, verificamos que vários portugueses que se encontram noutros países têm dificuldades na adaptação à língua e, por esse motivo, não conseguem ir a uma consulta de saúde mental no país em que se encontram. Por outro lado, algumas pessoas preferem a Consulta Online pela flexibilidade de horários, pela não deslocação ou por dificuldades em sair de casa.

Para os pacientes que preferem recorrer a um acompanhamento online estão disponíveis duas modalidades:

- Consulta via chat (através do Skype) - é utilizada com menos frequência, mas algumas pessoas preferem não se mostrar e apenas ficar esclarecidas quanto às dúvidas ou dificuldades que têm. Esta consulta tem a duração de uma hora e o preço de 20 euros.
- Consulta via videoconferência (através do Skype) - é utilizada pela maioria das pessoas e consegue obter melhores resultados, contudo não equivale totalmente à consulta presencial. Esta consulta tem a duração de uma hora e o preço de 30 euros.

Para situações de desemprego ou de dificuldades económicas existe sempre a possibilidade de ajustar o preço das consultas.

Endereço de Skype: verasilvasantos_1

O pagamento das consultas é feito através de transferência bancária sendo que o paciente deve sempre enviar o comprovativo da transferência para o e-mail verasilvasantos@hotmail.com e o recibo da consulta é enviado para o e-mail fornecido pelo paciente.
Há ainda a possibilidade de fazer o pagamento de um pack de 5 ou de 10 consultas com um desconto de 10 ou 20% de forma a que cada consulta fique a um preço mais acessível

Sigilo Profissional:

A consulta online é um ato psicológico que só pode ser praicado por profissionais credenciados. O conteúdo de todo o processo está sujeito ao sigilo profissional nos mesmos moldes de uma consulta presencial. Por processo entenda-se todo o conteúdo das consultas e das mensagens que forem remetidas. As consultas não serão em caso algum gravadas.

Enquadramento Legal:

A Psicologia Online está internacionalmente enquadrada pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (ISMHO) e pelo 46 da Associação Americana de Psicologia (APA).